A cirurgia robótica é um refinamento da cirurgia videolaparoscópica. No novo método, um robô auxilia o médico, que continua tendo total controle no procedimento. O robô apenas reproduz os movimentos do cirurgião, que comanda todo o procedimento em um console próximo à mesa cirúrgica onde está o paciente.

Essa técnica oferece a melhorias para as limitações e possíveis complicações da laparoscopia tradicional. Através de pequenas incisões, os instrumentos são inseridos e operados com grande precisão, reduzindo a possibilidade de sangramentos, infecções, dores, acidentes, recuperação complicada e sequelas. A tecnologia oferece excelente campo de visão para o médico, pois o robô permite que várias micro câmeras sejam inseridas no paciente. Para operar, o médico fica sentado e conta com vários braços trabalhando simultaneamente, aumentando o conforto e reduzindo o tempo de cirurgia.

Atualmente, a cirurgia robótica é considerada o futuro da medicina, viabilizando procedimentos de alta complexidade com maior eficiência.

Dentre as vantagem do procedimento, destacam-se:

Menos invasiva
e cortes menores

Reduz sangramentos
e risco de infecção

Recuperação mais rápida do paciente

Menor tempo de internação

Recuperação

A internação é menor, reduzindo custos com diárias hospitalares e medicamentos. O procedimento, menos invasivo, acelera a cicatrização (por ter incisões menores) e causa menos dor ao paciente. O paciente consegue andar e retomar a rotina antes em relação à laparoscopia.

Segurança

Os movimentos realizados pelos braços do robô evitam situações comuns aos humanos, como mãos trêmulas, movimento acidentais, cortes mais profundos que o necessário.

Indicação

A avaliação médica é crucial para estimar a necessidade de qualquer cirurgia. É necessário investigar o estado de saúde e histórico do paciente. Apesar da tecnologia aplicada, o resultado depende dos cuidados antes e após a operação. A cirurgia robótica é recomendada para a maioria dos procedimentos urológicos.