O Holep é um método avançado para operar a próstata e usa um laser que substitui a laparoscopia tradicional. É a opção menos invasiva para o tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna. A cirurgia é mais rápida e menos dolorosa. O tempo de recuperação é menor e o paciente recebe alta hospitalar no dia seguinte à cirurgia.

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que 80% dos homens com mais de 50 anos estão suscetíveis a sofrerem com o problema. Partindo dessa faixa etária, com o avanço da idade, a probabilidade de ocorrer a HPB é maior. A próstata vai inchando naturalmente no decorrer da vida. Porém, quando ocorre a HPB, o inchaço é maior que o normal. A identificação da doença ocorre por meio do exame de toque e também por exames de imagem. Se o médico identificar algo anormal também pode solicitar a biópsia para averiguar a hipótese de câncer.

É importante frisar que a HPB não é câncer e nem aumenta a chance de tê-lo, mas é possível que o paciente tenha as duas condições em simultâneo. A HPB pode causar dor e desconforto devido à pressão causada pelo inchaço. A bexiga sofre um “aperto” e fica com aspecto de cheia com mais frequência, ocasionando situações anormais relacionadas à micção.

A máquina usada na cirurgia emite o laser que dissolve parte da próstata para reduzir seu tamanho e consequentemente o inchaço. A cirurgia convencional, denominada laparoscopia, realiza cortes para obter o mesmo efeito, é um processo mais agressivo, doloroso, e o paciente precisa ficar no hospital mais tempo se recuperando.

Algumas situações que podem ocorrer quando o paciente
possui HPB necessitam de intervenção cirúrgica emergencial: